Mitos sobre sorvete no frio

Por em

Quem nunca recebeu um não como resposta ao pedido de tomar sorvete no inverno? O argumento de que pode fazer mal à saúde é lenda, segundo os especialistas. Algumas pessoas são mais sensíveis, por isso, podem sentir dor de garganta depois de ingerir alimentos gelados.

Só é bom evitar seu consumo quando se está com febre ou tem problema respiratório, porque as defesas do organismo ficam menores e o corpo está quente. O que faz a gente pegar resfriado ou infecção de garganta, por exemplo, é o contato com o vírus (micróbio) que provoca essas doenças e não o alimento gelado.

Outra coisa que sempre ouvimos é que depois de tomar sorvete é bom beber água para evitar resfriado. Isso apenas equilibra a temperatura e tira a sensação de gelado.

Só para ter ideia de como sorvete e frio combinam, nos países da Europa, onde o inverno é muito rigoroso, o consumo de sorvete chega a 14,4 litros por pessoa por ano. No Brasil, é de apenas 4,74 litros por ano.

O sorvete é nutritivo e saudável. Por conter leite, o de massa fornece energia, enquanto os de frutas, feitos com água, têm vitamina C. O consumo é indicado para evitar sangramento após cirurgia de garganta e extração de dente. Serve como analgésico para aliviar dor nesses casos.

Fonte: Diário do Grande ABC – SP

Comentários